sexta-feira, 12 de abril de 2013

Afinal, por que existem várias engenharias?


Dentre as atribuições e atividades dos engenheiros estão relacionadas competências legais para realizar empreendimentos que visem ao aproveitamento e a utilização de recursos naturais para a concretização de inúmeras atividades. E elas são muitas.

Se considerarmos os possíveis campos de atuação da engenharia, logo percebemos que eles são por demais amplos para que uma só pessoa possa dominar, com excelência, a tecnologia, o embasamento científico específico, as técnicas de cálculo e as experiências vinculadas a todas as suas múltiplas atividades. Para termos uma ideia dessa complexidade, basta lembrar que econômicas e tantas outras fazem parte do trabalho dos engenheiros ou são afetadas diretamente por suas atividades. Tudo isso influencia, de uma forma ou de outra, o funcionamento da sociedade.

Não é difícil relacionar responsabilidades que caracterizam a abrangência da ação desse profissional. É competência dos engenheiros, por exemplo, projetar, executar, administrar, verificar, fiscalizar, pesquisar... Trabalhos tais como apresentados no quadro a seguir, onde estão relacionadas algumas implicações técnicas de cada empreendimento.


EMPREENDIMENTOS DE RESPONSABILIDADE LEGAL DOS ENGENHEIROS


  • Meios de transporte e comunicação;
  • Sistemas industriais e agropecuários;
  • Edificações, serviços e equipamentos urbanos e rurais nos seus aspectos técnicos e artísticos;
  • Instalações e meio de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestre.




Alguns trabalhos típicos de responsabilidade de equipes de engenheiros:

- HIDRELÉTRICA: Barragem, geração e distribuição de energia, painéis de controle, medição e deslocamento de terras, casa de máquinas.

- CONSTRUÇÃO CIVIL: Fundações, estrutura, materiais, planta baixa, arquitetura da edificação, movimentação de terra, canteiro de obras, mão-de-obra para a execução do empreendimento.

- PLANTA QUÍMICA: Reatores, sistema de distribuição dos produtos, vasos pressurizados, leiaute da planta, tanques de armazenamento, torre de fracionamento, processos químicos.

- VEICULO DE AUTOMOTOR: Sistemas de suspensão, direção e freio, motor, chassi, aerodinâmica, painel de instrumentos, equipamentos de segurança.

- AERONAVE COMERCIAL: Sistemas de navegação  e de propulsão, trem de pouso, estrutura, aproveitamento interno, eletrônica embarcada, aerodinâmica.

- AEROPORTO: Pista de pouso, torre de controle, hangar, prédio da administração, sistemas de segurança, vias de acesso, transporte de bagagens, sistemas de armazenamento e abastecimento de combustíveis.

É praticamente impossível que uma pessoa seja capaz de dominar todos esses assuntos numa profundidade tal que permita trabalhar com desenvoltura e competência em todos eles. Por isso existem as várias modalidades de engenharia. Especializando-se num determinando campo, um individuo pode dar conta de dominar adequadamente vários conhecimentos específico relativos a cada um deles, e assim poder desempenhar a contento as suas atividades.

Isso não significa que um especialista ficará restrito a trabalhos muito limitados, desconhecendo incapaz de compreender e discutir diversos outros assuntos. Para cada uma das áreas de engenharia - floresta, química, têxtil, inteira de dedicação de inúmeros profissionais.

BAZZO, Walter Antônio; PEREIRA, Luiz T. do Vale. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamento. Florianópolis: Ed.da UFSC, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário