segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Demolição silenciosa de arranha-céus gera energia no Japão.


Uma empresa de construção japonesa está a usar uma nova técnica para gerar energia ao demolir um arranha-céus em Tóquio, andar por andar, o processo é inédito. 

A Taisei Corporation está a utilizar uma técnica batizada de "Ecological Reproduction System" (Tecorep) para gradualmente ir fazendo baixar a gigantesca torre do Grand Prince Hotel Akasaka.

Quem observa diariamente a técnica fica incrédulo. O edifício, com 140 metros de altura, está agora com 110 metros. É um método com menos impacto ambiental quando comparado com os atuais métodos de demolição.

Imagem do interior da torre Grand Prince Hotel Akasaka
Primeiro, tudo é retirado do edifício, sendo que os andares de cima são isolados dos inferiores para minimizar possíveis estragos. Os andares de baixo vão sendo deitados por terra, um por um, começando pelo chão e retirando tudo o que é estrutural e cimento.

O material é transportado através de uma grua no interior do edifício que gera energia através do movimento. Essa energia acaba por ser usada para fornecer eletricidade a outros equipamentos envolvidos na demolição.

Todo o equipamento e estruturas do interior podem ser reutilizados, sendo a energia produzida 100 por cento limpa.

De acordo com a Taisei, que já andava a investigar novos métodos para demolir edifícios desde 2008, com esta nova tecnologia as emissões de carbono são reduzidas em 85 por cento, o ruído para entre 17 e 23 decibéis e os níveis de poeira em 90 por cento. Além disso, a demolição pode ser feita sem ter em conta as condições climáticas.

Assista uma parte da demolição do edifício em Tóquio AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário