segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto-piloto de apartamento sustentável é anunciado pela GBC Brasil.


Foi apresentado pelo GBC Brasil o projeto-piloto de um apartamento sustentável na cidade de São Paulo. O projeto é o primeiro de um total de nove obras que compõem o Referencial Casa, cujo objetivo é criar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências unifamiliares ou multifamiliares

A partir desses parâmetros nacionais, serão levantadas diretrizes e melhores práticas para o desenvolvimento de um selo específico para este tipo de construção. Nos Estados Unidos, a certificação já é costume, realizada pelo GBC.

Para receber a certificação LEED, o duplex de 460 m² localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo, está passando por uma grande reforma que abrange materiais, sistemas e automação.

Luminárias terão sensores de presença e controle remoto, assim como medição individualizada em todas as prumadas hidráulicas do apartamento. O ar-condicionado é do tipo inverter, com maior eficiência.

O acabamento tem materiais 100% certificados, como a madeira na marcenaria e o bambu nos pisos. Tintas e vernizes de baixo teor de VOC, além de cerâmicas e acabamentos específicos com conteúdo reciclado, também fazem parte da obra. Já a varanda conta com pisos porosos e vegetação nativa.

Visitação
O apartamento ficará aberto para visitação após a finalização da obra e, futuramente, será posto à venda pelos proprietários. Os outros oitos projetos-piloto do Referencial Casa são: Residência Sustentável de Brasília, em Brasília (DF), Residência Hilgert Silveira, em Viamão (RS), Vila Maresias, em São Sebastião (SP), Casas Doke, em Sumaré (SP), Casa Madagascar, em Brasília (DF), Casa da Chapada, na Chapada Guimarães (MT), Catuçaba Ecovila, em São Luiz do Paraitinga (SP), e Green Loft, em São Roque (SP).

Entenda como a certificação LEED funciona:  http://www.gbcbrasil.org.br/?p=certificacao

Fonte: FEITEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário